newsletter
fechar menu

Receba nossa newsletter

Inscreva-se e receba nossas atualizações e novidades por e-mail:

Novale Hub - Impulsionadora de Negócios Imobiliários

LABIC Novale Hub - Laboratório de Inovação Social

Local: Novale Hub - Jaraguá do Sul

Data: 05 de Novembro de 2021, 00

Evento:

Nossas cidades estão mudando e a vida nelas também. E se pudéssemos pensar juntos o futuro que queremos para elas? E, melhor, se pudéssemos fazer algo para construir esse futuro?

O LabIC Novale é um programa social do Novale Hub voltado a desenvolver, em conjunto com a comunidade, soluções de tecnologia e design que tornem Jaraguá do Sul uma cidade mais vibrante, sustentável e inclusiva. Ele tem como objetivo facilitar a colaboração, a experimentação e, sobretudo, a produção e o desenvolvimento de projetos que contribuam para melhorar a vida em comum.

O Programa LabIC Novale é aberto a todos aqueles interessados em desenvolver, de maneira colaborativa, projetos que envolvam o uso de ferramentas digitais para responder a desafios locais, podendo estar ligados a temas ambientais, sociais, culturais ou artísticos. Esses projetos podem ser os mais variados: de aplicativos para a adoção de animais até sistemas que facilitem a gestão comunitária de recursos de uso comum, de campanhas para dar visibilidade a causas socioambientais até jogos urbanos.

Para isso, estamos lançando a primeira edição do Workshop LabIC Novale, que acontecerá no Novale Hub entre os dias 5 e 7 de novembro. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Novale Hub que faz parte do projeto Laboratorios Ciudadanos Distribuidos, promovido pelo Medialab Prado e pelo Ministerio de Cultura y Deporte da Espanha, com o apoio do programa Iberbibliotecas, da Fundación para el Conocimiento madri+d e, no Brasil, da Silo Arte e Latitude Rural e do laboratório de pesquisa A Cidade e a Névoa.

Há duas maneiras de participar do LabIC: como proponente ou como colaborador. O proponente é aquele que apresenta uma ideia de solução para um problema que tenha sido identificado na cidade, em seu bairro ou até mesmo em sua rua. O colaborador é toda e qualquer pessoa interessada em trabalhar em conjunto com os proponentes para tornar essas propostas realidade.

Como vai acontecer?

O Workshop LabIC Novale será desenvolvido ao longo de três meses, seguindo três fases:

Fase 1: convocatória de ideias (de 20 de setembro a 04 de outubro)

Entre os dias 20 de setembro e 04 de outubro de 2021, qualquer pessoa ou coletivo poderá apresentar uma ideia para ser desenvolvida de maneira colaborativa durante o Workshop. Serão selecionadas até 6 (seis) propostas para serem desenvolvidas no LabIC. Há espaço para qualquer ideia que possa ser projetada, construída ou desenvolvida, em uma primeira versão ou protótipo, dentro do Workshop. Podem ser ideias iniciais, projetos que já estejam em andamento ou iniciativas que estejam funcionando em pequena escala e que queiram ampliar seu alcance. Os proponentes selecionados contarão com mentoria de cientistas e técnicos, além da participação de colaboradores para o desenvolvimento de suas propostas.

No dia 21 de setembro, às 20h, será realizada no Novale Hub uma reunião para esclarecimentos e orientações às pessoas interessadas em apresentar uma proposta. Alternativamente, você pode tirar suas dúvidas por meio do nosso e-mail: labicnovale@gmail.com. A relação de projetos selecionados será publicada no dia 8 de outubro.

Fase 2: convocatória de colaboradores (de 18 a 27 de outubro)

A fase 2 consiste na conexão das ideias selecionadas com pessoas que queiram ajudar a desenvolvê-las. No dia 18 de outubro será aberta a convocatória para colaboradores, na qual poderão se inscrever as pessoas interessadas em contribuir com os projetos selecionados para o workshop. Junto com a chamada para colaboradores, será publicado um resumo dos projetos selecionados e uma listagem dos perfis necessários e desejados para cada projeto.

Além do lançamento da convocatória, acontecerá uma apresentação pública (em data e horário a serem definidos) para que os proponentes das ideias selecionadas possam apresentar suas iniciativas e começar o processo de busca e conexão com as pessoas interessadas em colaborar.

Assim, durante essa fase, serão convidadas a participar como colaboradoras as pessoas interessadas em alguma das propostas selecionadas, de modo que os projetos possam ser desenvolvidos em grupos de trabalho formados por pessoas com diferentes visões, habilidades e saberes. Os grupos serão formados por um máximo de 6 pessoas. Nos casos em que o número de inscrições para colaboração superar o número de vagas disponíveis, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

A lista de colaboradores selecionados será divulgada neste site no dia 31 de outubro.

Fase 3: oficina de prototipação (de 5 a 7 de novembro)

Na fase 3, serão desenvolvidos os protótipos. Um protótipo é uma primeira versão de uma ideia. Os grupos de trabalho, formados pelos proponentes e colaboradores, contarão com o acompanhamento de mediadores, mentores e assistentes técnicos para dar forma a esses protótipos. A duração da oficina será de três dias, nos quais os grupos trabalharão nas propostas de maneira intensiva. Ela terá início na noite da sexta-feira, 5 de novembro, e será encerrada no domingo, 7 de novembro, com a apresentação dos resultados obtidos pelos grupos.

Quem pode participar?

O LabIC Novale pretende abrir espaço para a experimentação e o encontro de pessoas de diferentes campos, interesses e idades. Não é necessário viver em Jaraguá do Sul para poder participar, mas as ideias apresentadas devem ser pensadas e desenvolvidas para a cidade.

A equipe organizadora tentará oferecer as condições necessárias para que nenhuma pessoa tenha sua participação limitada. Nesse sentido, será fornecida alimentação gratuita no local e trataremos de oferecer os serviços de apoio relacionados a assistência pessoal nos casos solicitados.

As ideias poderão ser apresentadas por uma pessoa, um coletivo ou uma instituição, desde que estejam abertas à colaboração com novas pessoas. Queremos que o LabIC Novale seja um espaço para a aprendizagem colaborativa e que cada uma de suas fases contribua para completar ou transformar a ideia inicial, tendo em vista o pleno desenvolvimento de seu potencial.

Quem pode participar?

O LabIC Novale pretende abrir espaço para a experimentação e o encontro de pessoas de diferentes campos, interesses e idades. Não é necessário viver em Jaraguá do Sul para poder participar, mas as ideias apresentadas devem ser pensadas e desenvolvidas para a cidade.

Que tipo de projetos podem ser propostos?

Os projetos apresentados devem propor ou estar abertos a pensar soluções para questões locais, de interesse da comunidade de Jaraguá do Sul. Essas questões podem estar ligadas aos seguintes temas:

acesso a serviços: o acesso aos serviços é um dos principais benefícios de se viver em uma cidade, mas muitos serviços são de difícil acesso. Saber que eles existem, descobrir onde estão, quando estão e quem está envolvido pode ser uma luta. Um dos nossos objetivos é ajudar a consertar isso. São convidados a submeter propostas para o Workshop cidadãos, voluntários, estudantes e membros de instituições que queiram construir novas ferramentas e processos para ajudar as pessoas em sua comunidade a acessar os serviços existentes e até mesmo começar novos.
esporte e bem-estar: em toda a cidade, dezenas de locais oferecem diversas oportunidades para as pessoas participarem de esportes, exercícios e formas de lazer. Atividades desse tipo podem ter um impacto positivo em nossa saúde física e mental. A remoção de barreiras à participação em tais atividades é uma área em que a tecnologia tem potencial para ser transformadora. São bem-vindos projetos dedicados a investigar soluções para melhorar a disponibilidade, o acesso e a participação nas diversas áreas de esportes, preparo físico e atividades ligadas à saúde e bem-estar.
meio ambiente: em meio à mudança climática, ao crescimento populacional e à rápida urbanização mundial, os desafios relacionados ao meio ambiente são cada vez mais evidentes. O LabIC Novale está aberto a receber projetos que trabalhem problemas decorrentes da superexploração dos recursos naturais, da insuficiência dos esforços para a conservação e dos impactos prolongados da mudança climática e dos avanços da urbanização, podendo abranger temas como poluição, recuperação de áreas verdes, controle de zoonoses e cuidados com animais de rua.
patrimônio cultural: as tecnologias digitais abrem uma infinidade de oportunidades para criar novas formas de experimentação do patrimônio cultural. Elas podem ajudar a aproximar a comunidade e estimular a interação entre ela e os mais diferentes aspectos da cultura material e imaterial. Sob esse tema, podem ser propostos projetos que busquem dar visibilidade ao nosso patrimônio arquitetônico, aos rituais e modos de fazer enraizados no cotidiano de nossa comunidade, aos rituais, festas e lugares de memória que marcam nossa vivência coletiva, bem como às manifestações literárias, musicais e plásticas presentes em nossa cidade.
Critérios de seleção
Buscamos projetos que demonstrem clareza nas perguntas que estão sendo feitas e no problema que querem solucionar – ainda que o planejado venha a se transformar no decorrer do workshop. O LabIC Novale irá atuar com os princípios delineados pelo programa Laboratorios Ciudadanos Distribuidos e, portanto, busca projetos que trabalhem sob uma lógica aberta e participativa. Todos os projetos serão documentados e, posteriormente, disponibilizados de maneira livre.

Serão selecionados até 6 projetos, partindo dos seguintes critérios:

adequação aos temas da chamada
clareza dos objetivos do projeto
viabilidade técnica
capacidade de articulação com outras iniciativas e organizações locais
capacidade do projeto para ser replicado e adaptado a outros contextos
potencial de escalabilidade
diversidade das comunidades beneficiadas com os resultados esperados
Importante: a organização reserva-se o direito de modificar as condições espaciais e temporais em função da situação da pandemia devida ao COVID 19 no momento do Laboratório.

Para inscrições e mais informações acesse: https://labicnovale.wordpress.com/

LABIC Novale Hub - Laboratório de Inovação Social