newsletter
fechar menu

Receba nossa newsletter

Inscreva-se e receba nossas atualizações e novidades por e-mail:

Novale Hub - Impulsionadora de Negócios Imobiliários

Pesquisa regional identifica atores do ecossistema de inovação e aponta dados importantes de suas atuações.

No dia 15/09, aconteceu no Centro de Inovação Novale Hub, o evento de apresentação dos resultados do Mapeamento do Ecossistema de Startups do Vale do Itapocu.

 

O ecossistema de inovação do Sul vem representando uma grande parcela nos índices de crescimento de startups, empresas de tecnologia e inovação no Brasil. 

O estado que está sempre em destaque nas pesquisas, conta com mais de 15 Centros de Inovação que fazem parte da rede catarinense de inovação, uma rede de apoio às novas empresas emergentes e indústrias tradicionais, fomentando o mercado de trabalho, facilitando a geração de novos produtos e serviços. 

 

Quando se trata de Tecnologia e Inovação, a cidade de Jaraguá do Sul é referência nacional ocupando o 6º lugar na classificação das cidades inteligentes conectadas, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities. Esse resultado é reflexo do trabalho e articulação dos atores regionais e estaduais que  entendem que o desenvolvimento é resultado da união de força e colaboratividade entre todos os setores.

 

Objetivando o direcionamento assertivo dos esforços para fortalecer e favorecer ainda mais o índice de sucesso do ecossistema, o Centro de Inovação Novale Hub  iniciou mapeamento das empresas de base tecnológica do Vale do Itapocu que identificou mais de 60 empresas regionais, e aplicou uma pesquisa qualitativa/quantitativa digital que explorou informações de mais de 30 empresas (participantes), sobre crescimento de faturamento no ano de 2020; áreas da empresa que foram impactadas pela pandemia do COVID19; adaptações necessárias e mais. O resultado do mapeamento possibilita ao ecossistema a atuação efetiva para  construir o ambiente ideal para as startups se transformarem.

 

Os dados mostram que das empresas entrevistadas, 24% encontra-se em fase de escalabilidade, 60% apresentaram crescimento de faturamento  em  2020 e 45% contrataram novos funcionários. Foram identificadas também as necessidades de contratações ainda existentes, entre as funções estão: desenvolvedores, ilustradores, neurocientistas e comercial. 

 

A pesquisa também revela que as empresas que não buscaram auxílio, não tiveram crescimento em 2020 e não tem expectativa de crescimento para 2021. Essa informação fortalece ainda mais a importância de buscar um ambiente de fomento e apoio à inovação.

 

Você pode acessar a apresentação completa através do Qr Code disponível na página, ou assistir ao evento de apresentação através do link: https://youtu.be/v716zY5jkXM 

Pesquisa regional identifica atores do ecossistema de inovação e aponta dados importantes de suas atuações.